domingo, 2 de junho de 2013

Coronel Pedro Osório

O Coronel é uma figura a quem Pelotas deve muito do seu desenvolvimento. A industrialização pelotense praticamente nasceu com seu engenho e com os equipamentos utilizados nas suas lavouras de arroz. Era uma figura com uma grande visão de futuro e que contribuiu para que Pelotas tivesse um brilho que se apagou ao longo do tempo. Caringi imortalizou o Coronel em Bronze, na praça que tem seu nome. Uma bela obra de arte que só não foi destruída porque feita de pedra e bronze maciço. Mas está largada, suja, pichada, atestando que esta cidade não valoriza sua história nem seus antepassados, aí incluídos Caringi e Pedro Osório.

Hoje a Praça Coronel Pedro Osório está bonita, mas ainda tem coisas a serem feitas, como caminhos internos, limpeza dos monumentos, recuperação de alguns outros, como o Dr. José Brusque, também de autoria de Caringi, que teve seus dedos (!!!) quebrados e roubados e placas diversas que também foram roubadas. Falta, também, cercar a praça inteira para evitar que vândalos estúpidos depredem o patrimônio histórico e cultural que lá reside. Claro que também falta que a estupidez pública e privada admitirem que cercar a praça não é retirá-la do povo. Ao contrário, seria a redenção de um espaço a salvo dos marginais.

Na próxima vez que passares pela praça, para e analise a obra de Caringi. É de uma beleza singular, que merece ser apreciada nos mínimos detalhes. E protegida do vandalismo imbecil.





E a inauguração do monumento, em 1954

Para saber mais sobre Caringi, visite este site: http://www.vivaocharque.com.br/interativo/artigo24


Nenhum comentário:

Postar um comentário